sexta-feira, janeiro 30, 2009

O Ciclo da Herança

Acabei mesmo agora de ler o terceiro livro do Ciclo da Herança, o tão esperado Brisingr. Este que era para ser o último livro da Trilogia da Herança, mas que é apenas mais uma etapa da história (e parece-me que não vai acabar no quarto volume).
Como seguimento dos livros anteriores este também é muito bom, segue uma linha que nos deixa presos e com vontade de ler cada vez mais. Não sendo uma corrida contra o tempo, li aproximadamente 800 páginas em um mês, e não acabei mais rápido porque houve muito trabalho pelo meio.
Agora é esperar ansiosamente (e muito tempo) pelo próximo volume, que venha rápido, mas mais importante que rápido que seja bom, interessante e fantástico como os três anteriores.

PS: Agora que ganhei novamente um certo ritmo de leitura, a ver se continuo assim no livro que interrompi. Que estava a ler um uma forma um pouco lenta, apesar de adorar o estilo.

segunda-feira, janeiro 26, 2009

Cinema - Uns Sogros de Fugir

Este fim de semana decidimos ir ver uma comédia (a escolha não era muita), para relaxar um pouco e soltar umas boas gargalhadas, até porque o dia tinha um pequeno sabor especial. Este filme já me tinha deixado água na boca no trailler e confirmou-o, é um filme extremamente divertido e que mostra o sentido da família na vida de uma pessoa. Apesar de o filme ser bom, senti no fim o aproveitei convenientemente, pois isto de os pré-adolescentes combinarem "excursões" ao cinema só para "avacalhar" desconcentra qualquer um, e com pipocas a voar e sussurros constantes o cinema perde magia. Sei que já fui adolescente, mas acho que nunca assim! Enfim, já pareço um velho! Resumindo acho que é um bom filme, divertido.

quinta-feira, janeiro 22, 2009

Cinema - O Curioso Caso de Benjamin Button

Desde à muito tempo que o trailler vem rodando no cinema e na Internet, e estávamos muito curiosos por ir ver o filme. Tanto que fomos desta vez durante a semana e à sessão da tarde (foi a única possibilidade).
Este é um filme com uma história diferente, é na sua base um romance muito delicado e apaixonado, com umas pontas de drama, como não podia deixar de ser. É a historia de um homem que nasce velho e como passar do tempo vai fisicamente ficando mais novo, mas psicologicamente evolui como todas as outras pessoas, assim vê todas as pessoas que adora envelhecer e partir enquanto ele fica cada vez mais saudável. Encontra o amor da sua vida e vive as condicionantes que essa relação tem. É uma interpretação muito boa de Brad Pitt, e de uma das minhas actrizes favoritas Cate Blanchett (fantástica como sempre). É um filme que dura à volta de três horas, é talvez um pouco longo, mas eu gosto de filmes longos. Resumindo é um filme muito bom!

sábado, janeiro 17, 2009

domingo, janeiro 11, 2009

Só para começar o ano com humor!!



Eu sou um grande fã deste senhor, Jeff Dunham!!

Cinema - Ensaio sobre a Cegueira

Esta semana chegou aqui ao cinema o filme Ensaio sobre a Cegueira, baseado no Livro de José Saramago, com Julianne Moore, Mark Ruffalo e Alice Braga, nos principais papéis. Nunca li este livro, nem qualquer outro dele, por isso não tinha nenhuma ideia do que iria encontrar, para além do que se tem ouvido falar entre as pessoas e na tv. Assim apenas sabia que devia ser um drama sobre a condição humana. Assim foi, este filme mostra-nos o que as pessoas fazem, quando se encontram em situações extremas. Se umas tentam sobreviver em harmonia para o bem comum, outras tentam imediatamente explorar os outros. Vemos o quanto a vida humana por vezes se torna tão pouco importante para algumas pessoas. É realmente um filme que nos faz pensar um pouco. De um ponto de vista mais técnico, encontra-se alguns pormenores difíceis de explicar (como por exemplo no fim ele ainda tinha as chaves de casa??), mas para balançar isso mostra cenas de uma forma real sem ter medo de ferir susceptibilidades. Mas mais importante que os pormenores é mensagem! Bom filme.

terça-feira, janeiro 06, 2009

Entrevista ao PM José Sócrates

A entrevista de ontem à Sic do nosso primeiro ministro (PM) foi na minha opinião um tanto ao quanto estranha. O país está numa situação difícil (recessão), e por muito que o Sr. Sócrates tenta-se não ouvi nenhuma medida que realmente me garantisse o combate à crise, mas sim apenas medidas para estancar a proliferação da crize, ficando assim o país que o munda cresaça e por arranto também Portugal.

No entanto hove momentos estranhos durante a entrevista. Quando o sr José Sócrates tentou usar a diminuição da sinistralidade como bandeira politica, coisa feia!!. Mas principalmente saltou-me à vista o comportamento do sr Ricardo Costa, que foi tudo menos isento, começando na saída das "ventoinhas" (situação em que a independência energética é essencial, e aí demonstrou ignorância como se nota pelo subtil toque do seu companheiro para se acalmar nesse momento), até ao ponto de mostrar as suas convicções (que não interessam a ninguém) dizendo que apostava que o tribunal constitucional iria chumbar a lei dos Açores. Muito pouco profissional me pareceu ontem este senhor (devia estar num dia mau).

Quanto ao primeiro ministro não me convenceu, principalmente em relação ás obras públicas, safando-se em alguns pontos. No entanto deixou-me ainda muito indeciso em quem votar nas legislativas, não quero votar na Sra Ferreira Leite, mas continuar no mesmo também me parece mal!

Não gosto de ninguém, não se pode importar um Obama!!! (Sempre melhora a confiança)

segunda-feira, janeiro 05, 2009

Benfica

Escrevo pela primeira vez está época sobre o meu Benfica, e escrevo apenas no fim da primeira derrota para o campeonato. Apesar de ser a primeira, é uma derrota bem dolorosa, pois foi infligida pelo Trofense, actual último classificado e que apenas tinha uma vitória (até ontem), e mais importante, que nos retirou do 1º lugar.

Este Benfica é uma equipa um tanto ou quanto estranha, pois já fez jogos estupendos (vs Nápoles) e jogos horrendos (vs Olympiakos). É por isso uma incógnita, se por um lado acredito que é este ano que podemos ser campeões, jogos como os de ontem plantam a desconfiânça e o pessimismo na mente dos adeptos, que começam neste momento a deixar de acreditar.

No entanto em relação aos jogadores penso que temos bons jogadores, e visto que estamos em apenas duas frentes (campeonato e taça da liga), a equipa não necessita de reforços, apesar de ser obvio algumas fragilidades nas lateris da defesa e no centro do meio campo (situação a resolver para o ano). Temos uma equipa técnica competente, e não é por maus resultados que me vão ver pedir um novo treinador. Há um contrato, e quando esse terminar é que se faz uma avaliação, até lá e dar tempo e apoiar (mais ao estilho inglês).

Na minha simples opinião (e acho qua a mesma do Quique), é que o defeito do Benfica é psicologico. Ou seja cria-se tanta pressão que depois os jogadores não respondem, e com o passar dos minutos do jogo vai-se agravando. Perdidos pontos, agrava a pressão para o jogo seguinte, e seguinte, e se não se sair desse ciclo, entra-se em colapso (despedimento de treinadores, criticas internas e externas, instabilidade). Por isso é ai que se terá de lutar, motivando e retirando pressão, mantendo a equipa estável e com apoio.

Estamos num novo ciclo, e como tal tem de continuar para que possa dar frutos. Apesar de que desde o jogo da grécia a equipa estar mal, acredito que vai melhorar, tem de melhorar! Até agora pode-se dizer que a época não está a correr de força favorável, mas ainda podemos ser campeões. E é nesse desejo que temos de pensar.

Eu acredito!

domingo, janeiro 04, 2009

Cinema - O Sorriso das Estrelas

Depois de uma interrupção de quase dois meses sem ir ao cinema, ontem voltámos. Sem nenhum filme em especial vimos os trailers e escolhemos este (filme romântico e leve) com Diane Lane e Richard Gere, nos principais papéis. No entanto só sala de cinema observei que era uma adaptação de um livro de Nicholas Sparks. Este escritor reconhecido, há quem diga que os seus livros são emocionantes outros dizem que são pirosos, nunca li nenhum por isso não tenho opinião formada, ele tem adaptado para filme vários dos seus livros, com algum sucesso. Em relação ao filme, a minha opinião é que é um drama romântico simples mas simultâneamente algo profundo, pois mexe com os sentimentos e objectivos de vida de duas pessoas que se cruzam. É um bom filme. Assim o é que até fiquei surpreendido por a sala estar cheia, pois pensei que ia haver pouca gente. E no final tem um twist espectacular (exactamente como eu gosto), quando leva a plateia a pensar que vai acontecer uma coisa e depois acontece outra (muito mais realista). No geral é um filme simples e bom para se ver bem acompanhado.


PS: De referir que os preços dos bilhetes de cinema voltaram a subir, ou seja agora aqui na covilhã já custam num sabádo à noite 5,50€ que para duas pessoas (11€) é uma exorbitância e extramente exagerado em relação à qualidade de muitos filme. A este preço quero filmes expectaculares de pelo menos 2horas de duração. Para ver filmes de 1,5horas, prefiro ficar em casa e ver séries, sempre é à borla!!