segunda-feira, junho 01, 2009

Futebol 2008/2009

Bem esta época começou com alguma emoção, com Rui Costa a tentar construir uma equipa de qualidade, a contratar um treinador quase consensual que parecia talhado ao sucesso. Conseguiu todos esses pressupostos, uma equipa de qualidade, jogadores talentosos (salvo algumas lacunas nos laterais).
Por aqui tudo correu bem até Janeiro. Por volta de Janeiro começam os "jornais" a trabalhar, dizem que Quique tem convites em Espanha, dizem que ele quer sair. Paralelamente Quique começa a apostar regularmente na dupla atacante Suazo e Aimar, nenhum destes é avançado fixo na área, o que leva o Benfica a jogar quase sempre em contra-ataque, que contra equipas pequenas e fechadas não pareceu ser muito eficaz. Aqui e ali algumas más escolhas, e algumas (e importantes) más arbitragens levam a que se perca a liderança.
Só quando Suazo de lesiona gravemente é que Cardozo passa a ser titular com a ajuda de Amorim no meio, o Benfica começa a demonstrar alguma força atacante (e golos), mas já era tarde demais e por vezes sem a motivação necessária, se perderam pontos essenciais para lutar pelo título, e até cedo ficámos arredados do segundo lugar.

Juntando a esta prestação no campeonato, uma misera prestação na Taça Uefa e na Taça de Portugal, não se pode classificar esta como uma boa época, apesar a vitória na Taça da Liga. Foi um ano principalmente frustrante, começou bem, mas a partir dum certo momento tudo se desmoronou.

Por estes resultados alguém tem de assumir responsabilidade, e o primeiro a fazê-lo deve ser o treinador (mesmo que não tenha culpa). Rui Costa, deu as condições que nunca ninguém teve, mas nunca conseguiu parar a informação de dentro do balneário vir para o exterior. Tem de se melhorar e aprender com os erros.

Como conclusão tenho para mim que temos uma boa equipa, que com alguns retoques ficará ainda melhor. Dispensar: Bynia, Moretto, Jorge Ribeiro. Emprestar: Fellipe Bastos. Vender: Di Maria. Traser:Coentrão, dois laterais, um Ponta de Lança e jovens dos Juniores.

Quanto ao treinador muito de fala, para mim sempre achei que Quique devia continuar (há que criar estabilidade nos projectos), mas neste momento acho que não tem condições (mostrou que é um peseteiro, €€). No caso de Rui Costa querer um treinador português Jorge Jesus será uma boa escolha, para um estrangeiro Paul Le Guen de saída do PSG será excelente.

PS1: No final da época à que dar os parabéns aos campeões FC.Porto pelo tetra campeonato e Taça de Portugal.

PS2: Mais importante que muitos novos jogadores para o Benfica, a manutenção dos que já cá estão é importante, por isso todo o esforço em manter o Reyes é de salutar, até porque parece haver condições para sua família o ajudar a chegar ao nível que já teve no Sevilla e Arsenal.

PS3: Um desejo pessoal é que na próxima época o novo treinador ponha o Benfica a jogar em 433 com dois extremos abertos (Reyes e Urreta) um avançado poderoso (Cardozo) um meio campo forte (Amorim, Aimar, Ramirez) e uma defesa sólida (Maxi, Luizão ou Sidnei, Miguel Vitor e um lateral a contratar ou das camadas jovens). 433 é a táctica de ataque mais favorável ao Benfica. É a minha aposta!!

Sem comentários: