segunda-feira, agosto 18, 2008

Época 2008/2009

Começou no passado sábado a nova época do futebol português, e como este ano a pré-época tem sido muito "atribulada" contive-me de escrever alguma coisa até que tudo acalma-se um pouco. A duas semanas do final do mercado de transferências vemos que dos três grandes apenas o Benfica pensa ainda em completar o plantel, situação que de preferência não deveria acontecer, mas no entanto penso que este ano apostou-se numa estratégia virada para o "devagar e bem", ao contrario dos anos anteriores ("rápido e mal"). Ou seja comparando os plantéis dos três grandes, encontramos situações muito distintas, isto é, tanto o Porto como o Sporting, seguem um linha de épocas anteriores, quanto o Benfica fez uma revolução e parte (novamente!) para um novo ciclo, estando assim com alguma desvantagem. Quanto a jogadores, penso que o Sporting esteve bastante bem, ao segurar (por vezes com dificuldade) os seus melhores jogadores e completá-los com outros de qualidade e da casa (ex: Caneira e Rchemback), o Porto foi na minha opinião o que se movimentou pior no mercado perdeu pedras influentes (ex: Bosingwa, P.Assunção, e provavelmente Quaresma, pois se ficar vai ser com mau ambiente,) e perdeu-se numa guerra mesquinha de tentar desviar jogadores do Benfica, que claramente não teve sucesso (excepto o senhor com nome de hortaliça que dá amargos de boca). Finalizando o Benfica, que me parece que se reforçou com jogadores com qualidade indiscutível (ex: Aimar, Reyes, C.Martins, etc.), faltando ainda mecanismos que virão apenas com o tempo e os jogos.

Assim, e pensando mais particularmente no meu Benfica, penso que temos uma equipa compacta e capaz de realizar uma boa época, mesmo que não venha mais nenhum reforço. Apreensão apenas para o inicio de época muito dificil. No entanto se ultrapassarmos esta fase com resultados positivos prevejo o estádio da luz com uma assistência média bastante agradável, pois os adeptos estão sedentos para apoiar um Benfica a jogar bem, e a ganhar jogos.
Pode assim o Benfica pode realizar nas quatro frentes uma época de sucesso, devido à já referida qualidade do plantel, principalmente na taça Uefa onde há um número menor de tubarões europeus. O que levaria o clube a alcançar de novo o sabor da vitória europeia, reequilibrando um pouco as contas devido ao investimento realizado nesta pré-época (+/-30M€).

PS1: Temos de dar valor ao Rui Costa, em pouco tempo, escolheu uma equipa técnica e jogadores de excelente qualidade. Tendo agora de durante a época blindar o plantel de influências externas e informações internas. Mas um excelente trabalho até agora.

PS2: Referência para a direcção do Benfica que elaborou, num ano de vacas magras (taça Uefa), um orçamento para a reconstrução do plantel, este que concerteza vai trazer retorno, pelas suas conquistas e pela assistência no estádio.

PS3: Parabéns para Vanessa Fernandes, que esta noite alcançou a medalha de prata, facto que muito orgulha portugal e em especial os benfiquistas. Benfica que poderá ainda ter mais duas medalhas, a de Nelson Évora e Angel Di Maria. Vamos esperar.

Sem comentários: