segunda-feira, janeiro 05, 2009

Benfica

Escrevo pela primeira vez está época sobre o meu Benfica, e escrevo apenas no fim da primeira derrota para o campeonato. Apesar de ser a primeira, é uma derrota bem dolorosa, pois foi infligida pelo Trofense, actual último classificado e que apenas tinha uma vitória (até ontem), e mais importante, que nos retirou do 1º lugar.

Este Benfica é uma equipa um tanto ou quanto estranha, pois já fez jogos estupendos (vs Nápoles) e jogos horrendos (vs Olympiakos). É por isso uma incógnita, se por um lado acredito que é este ano que podemos ser campeões, jogos como os de ontem plantam a desconfiânça e o pessimismo na mente dos adeptos, que começam neste momento a deixar de acreditar.

No entanto em relação aos jogadores penso que temos bons jogadores, e visto que estamos em apenas duas frentes (campeonato e taça da liga), a equipa não necessita de reforços, apesar de ser obvio algumas fragilidades nas lateris da defesa e no centro do meio campo (situação a resolver para o ano). Temos uma equipa técnica competente, e não é por maus resultados que me vão ver pedir um novo treinador. Há um contrato, e quando esse terminar é que se faz uma avaliação, até lá e dar tempo e apoiar (mais ao estilho inglês).

Na minha simples opinião (e acho qua a mesma do Quique), é que o defeito do Benfica é psicologico. Ou seja cria-se tanta pressão que depois os jogadores não respondem, e com o passar dos minutos do jogo vai-se agravando. Perdidos pontos, agrava a pressão para o jogo seguinte, e seguinte, e se não se sair desse ciclo, entra-se em colapso (despedimento de treinadores, criticas internas e externas, instabilidade). Por isso é ai que se terá de lutar, motivando e retirando pressão, mantendo a equipa estável e com apoio.

Estamos num novo ciclo, e como tal tem de continuar para que possa dar frutos. Apesar de que desde o jogo da grécia a equipa estar mal, acredito que vai melhorar, tem de melhorar! Até agora pode-se dizer que a época não está a correr de força favorável, mas ainda podemos ser campeões. E é nesse desejo que temos de pensar.

Eu acredito!

1 comentário:

utopia disse...

Meu caro Diktus,

Já pensei como você, mas a verdade é que neste momento já nada sei...
No inicio da temporada assisti a alguns treinos e no meu modesto entender pareceu-me que se trabalhava muito bem...
Eu também acredito em ciclos de trabalho longo - uma EQUIPA demora muitos anos a construir.
Quanto ao treinador observa-se que é uma pessoa com muita cultura, excelente auto-estima (principal veículo do sucesso), mas apresenta um discurso muito à Scolari - extremamente defensivo, cauteloso - e isso não é INSPIRADOR. A questão que se coloca é a seguinte:
Porque é que a equipa não apresenta um fio de jogo, ou uma ideia sistematizada... falo de circulação de bola versus futebol directo ou versus futebol preferencialmente pelas faixas laterais ou outra coisa qualquer...
Eu fui vêr o Nacional (uma coisa é vêr um jogo pela televisão outra bem diferente é ao vivo) e observei o seguinte (digo-o de forma desapaixonada - honestamente, acredite, sou capaz de ser distante - aliás creio que pode observar isso pelo meu discurso escrito) - e não vi nada, ou melhor vi:
- Katsouranis e Yebda não sabiam literalmente o que fazer à bola, literalmente, por não haver sistematicamente linhas de passe...
- Amorim não é extremo, é bom jogador mas não é extremo.
- A equipa não pressionava de forma eficaz (ou não pressionava de todo) o portador da bola adversário (nunca asfixiou o adversário, algo parecido aconteceu nos últimos 15 minutos com o Nacional reduzido a 10 elementos).
- A equipa não tem personalidade ganhadora, não é arrogante, não é pressionante; não sabe circular a bola.
- As bolas não chegam em condições aos avançados.
- O único individuo que vi com garra, foi o Luisão no fim do jogo e creio que o Miguel e o Maxi estiveram razoáveis nesse capítulo.
- Falta paixão pelo jogo, pelo clube, falta nervo e vontade...

Digo-lhe ou isto muda ou vamos ter uma época em tudo igual à anterior.
Eu pessoalmente estou FARTO, FARTO, FARTO, de tanto mal jogar, de tanta falta de vontade, de tanta inépcia, de tanta falta de arte...

E se é verdade que podem existir condicionalismos psicológicos - então estes jogadores não podem estar ao serviço do Benfica ( ao se contratar deve fazer-se uma análise psicológica dos elementos - está muito dinheiro em jogo, o Clube é uma empresa e os jogadores são assalariados que têm de render).

Vou-lhe ser muito sincero neste momento não sei se não é o treinador o problema... e digo-lhe detesto ter esta posição porque não me parece de todo razoável.

Mas uma equipa ao fim deste tempo de trabalho tem de ter qualquer coisa... nervo, capacidade de circular a bola, poder de fogo, qualquer coisa e nesta equipa não se vê nada... e isso é culpa dos jogadores e do treinador.

Saudações cordiais... desculpe o post longuissimo, mas eu gosto muitisimo de bom futebol e gosto muito do Benfica. É importante que na blogosfera nos possamos construir adeptos conscientes e também nós motivadores e exigentes mas com cultura.